29/02/2024

Se você deseja trazer mais natureza, paz e tranquilidade para sua vida, já pensou que um lago ornamental pode ser o que você procura? E a escolha dos peixes é um dos momentos mais prazerosos deste que, com certeza, é um sonho.  Não importa qual o tamanho do seu lago, pode ter certeza de você vai encontrar a fauna ideal para deixá-lo mais bonito e cheio de movimento. E nós vamos te ajudar! Borá lá?

 

Aulonocaras, ciclídeos africanos que vão deixar seu lago super colorido e deslumbrante

As Aulonocaras são tão coloridas que, muitas vezes, são confundidas com peixes marinhos. Na natureza, são encontradas no Lago Malawi, na África. Só ele abriga mais de 400 espécies de ciclídeos como as Aulonocaras. E isso é apenas uma pequena parte de toda a diversidade dessa família, que é formada por mais de 25 mil espécies de peixes. Entre os ciclídeos africanos, as Aulonocaras estão entre os menos territorialistas. Um aquário com várias Aulonocaras pode ser muito harmônico, além de lindo e multicolorido. 

As Aulonocaras também são ótimos peixes para a fauna do seu lago ornamental ou piscina natural por diversas razões. As suas cores vibrantes oferecem uma linda visão de cima e também durante o mergulho. Além disso, as Aulonocaras atingem um excelente tamanho, 12cm a 15cm, o que permite sua visualização constante. Além de serem peixes super ativos que se movimentam bastante. 

Para ter esta espécie super colorida em seu aquário, você precisará de algum tipo de sistema de aquecimento do lago, pois a temperatura não pode ficar inferior a 23ºC.

 

Mbunas

Este é o nome popular do grupo mais famoso de ciclídeos africanos do Lago Malawi. Peixes deste grupo, como o Demasoni PomboZebra BorradaLabidochromis Caeruleus Super YellowGephyrochromis Moorii, só para citar alguns, vivem especialmente nas áreas mais rochosas do Lago Malawi, em fendas, cavernas e grutas subaquáticas. Por isso, foram batizados pelas comunidades da região de Mmm-boo-nah (ou Mbuna), que significa peixe da rocha.

Os Mbunas também são ciclídeos multicoloridos, indicado para lagos para linda visão de cima que proporcionam, além do tamanho que podem alcançar. Como as Aulonocaras, também precisam de um sistema de aquecimento no lago, pois não vivem bem em temperaturas inferiores a 23º C.

 

Kinguios

Os Kinguios, popularmente conhecidos como peixes dourados, foram criados seletivamente da família das carpas e possuem inúmeras variedades de formas, cores e outras características que fazem deles peixes conhecidos em todo o mundo. Tem origem chinesa e, assim como as carpas, são peixes de nado mais lento, dóceis e sociáveis. Os Kinguios toleram baixas temperaturas, entre 10º C e 26º C. Entre as variedades mais famosas de Kinguio estão o Kínguio pérola, Kínguio Telescópio e e Kinguio Oranda. Se os kinguios forem sua primeira opção como fauna, não se esqueça de que são peixes de alta biocarga (liberação de fezes, urina e amônia) e invista em um bom sistema de filtragem.

 

Cascudos e outros comedores de algas

Os peixes comedores de algas como Cascudos, Comedor de Alga Chinês, Comedor de Alga Siamês e Synodontis Petrícola também são excelentes para lagos. Os cascudos são peixes ornamentais de aquário muito dóceis e úteis, pois removem incansavelmente algas dos cascalhos, plantas, troncos  e vidros. Existem muitas variações de cascudos e, claro,  todos possuem características em comuns. Recobrindo a pupila, por exemplo, os cascudos possuem um apêndice que se expande ou contrai, controlando a entrada e saída de luz. Além disso, tem o dorso revestido por placas ósseas. A boca que, funciona como uma ventosa, permite adesão a pedras, galhos, folhas e, inclusive, ao vidro do aquário. É uma ventosa com grande poder de sucção e aderência, que permite ao cascudo ficar preso à superfícies, mesmo sob forte corredeiras em seus habitats naturais. Os cascudos possuem hábitos noturnos e adoram se refugiar em tocas e outros locais escuros. Por isso, no lago, garanta que ele tenha alguns refúgios para curtirem durante o dia.

O Comedor de Alga Siamês é um peixe asiático que pode chegar a 11cm quando adulto. Muito pacífico, vive em cardume e adora se alimentar de alga filamentosa e alga peteca, por isso, será um excelente ajudante na limpeza do seu aquário.

 

Já o Comedor de Alga Chinês possui boca em formato de ventosa, o que faz com que seu mecanismo de alimentação e, consequentemente, de limpeza, seja muito parecido com o peixe Limpa-Vidro. O Comedor de Alga Chinês é tranquilo, de crescimento lento, e pode checar até 28 cm, sendo mais comum 20 cm.

 

O Synodontis Petricola é um peixe detritivo, que vai se alimentar de restos de ração e ajudar na manutenção da limpeza e qualidade da água no aquário. Convive bem em aquários comunitário e, adivinhem só, é também uma excelente peixe companhia para ciclídeos africanos.

 

Carpas, um peixe clássico para seu lago

As carpas estão entre os peixes mais populares para lagos. São lindas e super tolerantes ao frio, podendo viver em temperaturas abaixo de zero. Elas crescem bastante, podendo chegar a 50 cm de comprimento.  Por isso, claro, não são indicadas para lagos pequenos. As carpas mais coloridas foram criada a partir de seleção de carpas comuns, na região de Niigata, no Japão, dando origem a três tipos principais de híbridos: o Higoi (carpa vermelha), o Asagui (carpa azul e vermelha) e o Bekko (carpa branca e preta). Estes híbridos passaram por cruzamentos e melhoramento genético até o surgimento dos diversos padrões de carpas que existem hoje.

 

São peixes também carregados de simbologia. São associadas à honra, persistência, sucesso, força e coragem. Existem inúmeras lendas chinesas e japonesas que trazem a carpa e suas virtudes como personagens principais, fábulas cheias de heroísmo em que as carpas se transformam em dragões e outros seres mitológicos.

 

Platis, Espadas, Molinésias e Guppies: uma explosão de cores para seu pequeno lago

Uma ótima escolha para lagos pequenos e, até mesmo, para lagoas indoor, são os platis, espadasmolinésias e Guppies. São peixes multicoloridos, que proporcionam uma linda visão de cima do aquário. As espadas, por exemplo, lembram mini carpas. Os Gupppies, com sua agilidade e explosão de cores, enchem o lago de vida e movimento. Já os platis são peixes super vívidos e vibrantes que, assim como os Guppies e Espadas, possuem lindos padrões de cores que, com certeza, vão te conquistar. Estas espécies ficarão bem em temperatura de 22º C a 28º C.