Atualizando informações ...

COMPRA DE CARDUME: COMPRE 10 E LEVE 11 | Tetra Aruanã (Raridade!!!) | 3 a 4 cm | Gnathocharax steindachneri

Ref: K49849864


Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível
Descrição Geral

Tetra Aruanã - Raridade!

 

Gnathocharax steindachneri

 

Peixe de Água Doce

Peixe de Aquário

Origem: América do Sul: bacias dos rios Amazonas e Orinoco

 

Sem espaço para manter uma Aruanã? Este maravilhoso peixinho irá satisfazer sua vontade com apenas 5cm de tamanho máximo!

 

Características: O tetra Aruanã, é um peixe da família dos Caracídeos, sendo o único representante de seu gênero: Gnathocharax. O  formato do corpo alongado, grandes nadadeiras lateriais e a boca que se abre como um alçapão, fazem dele um perfeito peixe de superfície, possuindo características bem parecidas com o do famoso Peixe Aruanã, daí o seu nome!!! É um peixe de cardume e de pequeno porte, podendo atingir no máximo 5 cm, ideal manter um número acima de 5 ou 7 em seu aquário para que seu comportamento fique mais próximo do natural.

 

Comportamento e convivência com outras espécies: Como outros tetras, é uma espécie de cardume, de comportamento pacífico que convive muito bem em aquário comunitários, especialmente, com outros peixes de mesmo porte e temperamento. Mantenha, pelo menos, cerca de 5 ou 7 indivíduos em seu aquário, para que as cores dos tetras fiquem ainda mais realçadas e seu comportamento seja como ocorre na natureza. A faixa de PH ideal para ele é entre 5.5 - 7.5, a temperatura varia entre 23° a 28° C. e água mole.  Aqui na Kauar você encontra outras espécies de peixes amazônicos que também serão ótimos companheiros de aquário para os tetras, como as coridoras e os cascudos. 


 

Ambientação do aquário: é um peixe que ficará muito feliz e confortável em um aquário plantado, que combine áreas livres para nado com outras de sombra e refúgio. Um aquário do tipo biótopo, com águas ácidas conferidas por elementos como botânicos como galhos, raízes e folhas secas também pode ser um ótimo habitat para o Tetra Aruanã. Nessas condições, suas cores se tornam ainda mais brilhantes. 

 

Parâmetros da água:  A temperatura pode ser mantida entre 23ºC e 28ºC e o PH entre 5.5 a 7.5 e água mole, com KH e GH até 5. 

 

Nutrição: é um peixe onívoro. Na natureza, se alimenta de pequenos animais como crustáceos, insetos e zooplâncton. Em seu aquário, recomendamos que seja alimentado sempre com ração de boa qualidade. Na Kauar, você encontra uma linha de rações de marcas de excelente qualidade. Na Kauar, não recomendamos que sejam ministrados alimentos vivos ou crus aos peixes do seu aquário, porque podem ser fonte de parasitoses e verminoses. A menos que você tenho certeza da procedência, não utilize estes tipos de alimento. Prefira as rações, que possuem ingredientes balanceados, que vão suprir as necessidades nutricionais de seus peixes e são livres de qualquer tipo de patógeno. 

 

Reprodução: As fêmeas desovam em meio a plantas e substratos e a espécie não apresenta cuidado parental. 

 

Em nossa loja você também encontra condicionadores de água e tamponadores para seu aquário e lindos botânicos para criação de um aquário de águas negras.

 
 
 
Preparamos seu peixe para viagem com muito conhecimento e carinho 

Quando você compra um peixe ornamental, você está comprando um ser vivo. Para que ele possa chegar com saúde até você, a Kauar segue protocolos bem rígidos que garantem a sobrevivência dos animais ao  longo de todo o trânsito. Somos especialistas no preparo de transporte de animais para longas distâncias. Trabalhamos apenas com transportadoras autorizadas para envio de cargas vivas. Isso significa, por exemplo, que você nunca receberá uma entrega de peixes Kauar pelos Correios, uma prática que é ilegal e expõe os animais a maus tratos (uma vez que o envio de organismos vivos pelos Correios é feita de forma clandestina, sem o conhecimento do próprio órgão). Enviar peixes ornamentais pelos Correios também expõe o cliente a riscos de multas pesadas e processo por crime ambiental. 

 

Como aclimatar peixes em seu aquário

 

Chegou a hora de aclimatar seu Tetra Aruanã. Existem várias formas de aclimatação, mas nós  recomendamos  que você siga as orientações abaixo:

1.Apague as luzes do ambiente e retire o saquinho plástico vedado da caixa.  Antes de iniciar o   processo de aclimatação, observe as condições do peixe dentro do saquinho. 

2.Coloque o saquinho ainda vedado em seu aquário quarentena para que seja feita a  aclimatação de temperatura. Aguarde de 15 a 20 minutos. O ideal é que a luz do aquário esteja apagada, ampliando o conforto do Tetra Aruanã. Se você não tem um aquário quarentena, realize o  procedimento de aclimatação no aquário definitivo.

3.Depois de decorridos 15 minutos, retire o saquinho do aquário e corte a borda do plástico  abaixo da  vedação.  Mantenha o saquinho fora do aquário. Coloque cerca de 100 ml de água do aquário dentro do saquinho, repetindo o procedimento a  cada 5 minutos.  Quando o saquinho estiver cheio, jogue metade da água fora e repita o procedimento (adicione 100 ml de água aguardando 5 minutos entre uma adição e outra até  que o saquinho esteja cheio de novo).

4. Retire o peixe do saquinho com cuidado, preferencialmente,  com as  mãos,  e  coloque-o no aquário.

5. NÃO jogue a água do saquinho dentro do aquário.  Descarte-a em outro local.

6. O ideal é que o Tetra Aruanã fique por até 7 dias em quarentena. Correndo tudo bem, é só  transferi-lo para o aquário definitivo.


Porque é importante quarentenar seus peixes ornamentais também em casa?

Você deve estar se perguntando porque o ideal seria realizar a quarentena do Tetra Aruanã  também em sua casa, já que seus peixes foram acompanhados por um médico veterinário e quarentenados na Kauar. A quarentena em casa sempre é importante, independentemente do local onde seus peixes foram comprados. 

Ela facilita que seu novo peixe se recupere mais rapidamente de condições adversas geradas por estresse de coleta e transporte. Situações estressantes, como você sabe, provocam uma queda temporária na imunidade de todos os animais, deixando-os mais suscetíveis a doenças oportunistas.  Isso também acontece com os peixes.

Essas doenças são chamadas de oportunistas pois são causadas por agentes que estão presentes no meio aquático ou no organismo do próprio peixe sem causarem, na maioria das vezes, nenhum malefício, manifestando-se somente em casos de baixa temporária da imunidade do animal.

Caso o Tetra Aruanã manifeste alguma dessas doenças, é bem melhor que ele esteja em um aquário quarentena.  Além de facilitar a recuperação, evita expô-lo, em um momento de fragilidade, a outros tipos de patógenos que possam estar presentes na água de seu aquário principal. 

 Também é importante lembrar que, passado o período de quarentena, seu novo peixe estará muito mais apto a entrar em contato com os peixes já habituados ao habitat  definitivo, enfrentando com total vitalidade a curiosidade e o assédio dos moradores mais antigos.

Além disso, a quarentena é um bom momento para que você acostume o Tetra Aruanã aos novos parâmetros da água e à nova rotina de alimentação. Tente reproduzir no aquário quarentena condições próximas às do seu aquário principal como temperatura, PH e exposição à luz.  Assim, a transição do seu pet do habitat temporário para o permanente será muito mais suave.    

 

Você sabe como montar um aquário quarentena (aquário hospital)? 

Por ser um aquário com função de habitat temporário, para montar o aquário quarentena, também chamado de aquário hospital, você não precisará utilizar nenhum tipo de substrato. O tamanho do aquário indicado para uma quarentena é de 40 a 70 litros, mas caso o peixe seja de maior porte, talvez você precise de um aquário de até 100 litros. Não é necessário que seu aquário quarentena permaneça sempre em funcionamento. Você poderá montá-lo até 3 dias antes do recebimento dos novos peixes em sua casa. Para os peixes de água doce, além do próprio aquário, você precisará de um  termostato, termômetro, um filtro (que pode ser um filtro simples de esponja, sendo esse indicado devido a praticidade de limpeza após o período de quarentena. Caso você prefira utilizar um filtro externo, lembre de retirar o carvão ativado, pois caso seja necessário a utilização de medicamentos terapêuticos, o carvão absorverá parte das bases farmacológicas, diminuindo assim a eficácia do tratamento) e uma luminária simples (essa deve ser ligada apenas quando o processo de aclimatação do animal estiver completo).

Para que o ambiente fique mais acolhedor, oferecendo opções de refúgio e rotas de fuga, inclua algumas tocas (podem ser tubos de PVC, já que no aquário quarentena não é necessária nenhuma preocupação estética, preocupe-se somente com o conforto e a facilidade de limpeza).  

É importante que você reproduza os parâmetros da água de origem no aquário quarentena e vá, gradativamente, alterando esses parâmetros até que estejam simulares ao de seu aquário principal. Aqui na Kauar os peixes de água doce são mantidos sempre no PH 6,5 a 7,5 e temperatura média 25ºC. Caso o habitat definitivo tenha um PH mais

Avaliações

Produtos visualizados

Carregando ...