28/08/2020

5 peixes para iniciantes

Quando você está selecionando peixes para um aquarista iniciante, um dos fatores chaves é encontrar espécies que não demandam muita manutenção.

Como um bom aquarista que está iniciando você não vai querer ter mais responsabilidades do que consegue lidar. Mas essa dica não precisa ser seguida apenas por quem está adentrando no universo do aquarismo, se você já é aquarista de carteirinha, mas não tem tempo para se dedicar ao hobby ou está buscando um aquário que seja mais prático e que não demande tanta manutenção, este post é para você!

Fizemos uma lista com 5 peixes que não irão te dar dor de cabeça, afinal, a melhor forma de evitar problemas é fazer escolhas que envolvam recursos de baixa manutenção e qual o melhor integrante de um aquário para fazer uma escolha de baixa manutenção do que os próprios peixes?

Então se você quer saber quais são os peixes de aquário de baixa manutenção, vem com a gente!

 

Betta

Um dos peixes de aquário que demandam menor manutenção é o Betta! Eles não só são fáceis de cuidar, mas também exibem cores brilhantes e chamativas. Os machos são especialmente conhecidos por terem barbatanas longas.

Devido às suas charmosas barbatanas é necessário ter cuidado ao misturar outras espécies de peixes com o Betta, pois elas podem ser atacadas.

Conhecidos como “Peixe Lutador”, os bettas são famosos por suas brigas com outros peixes da mesma espécie, então nada de duplas ou trios, é melhor você manter apenas um betta em seu aquário. Mas não caia no papo de que os Bettas são peixes solitários, eles podem e gostam de ter companhia, desde que sejam peixes de outras espécies. 

Confira o nosso post “Como cuidar melhor do seu Betta” e aprenda ainda mais sobre esse peixe ornamental tão famoso.

 

Platis

Quando se trata de aquários comunitários com o objetivo de misturar e coabitar diferentes peixes, os platis são uma ótima escolha! Eles possuem uma boa variedade de cores e dá para satisfazer o gosto de todo mundo. Laranja? Tem! Azul? Tem também!

Os platis se dão muito bem com outras espécies de peixes pacíficos. Saiba que se você ter um casal de platis em seu aquário, eles irão se reproduzir, mas tenha cuidado, pois outras espécies podem ver os recém-nascidos como fonte de alimento

Se você está preocupado com a alimentação dos platis saiba que ele comerá a maioria da variedade de alimentos. Não só comem a maioria dos tipos de ração, como também são conhecidos por comer algas no aquário, ajudando na limpeza do mesmo.

 

Molinésia Black

Se você quer um peixe que irá se adaptar a um aquário comunitário, esse é o peixe para você! A Molly é um peixe de aquário tranquilo que se adapta bem em diferentes ambientes aquáticos. Eles não são bons apenas com outras espécies de peixes, mas também se adequam a variados tipos de água. Eles podem se adaptar à água doce, até mesmo a água salobra, o que os torna uma boa opção para qualquer tipo de aquário.

Se eles se reproduzirem, cuidado, os pais poderão comer seus filhotes se não houver ampla vegetação no aquário na qual os novos peixinhos possam se esconder.

 

Peixe Espada

O Peixe Espada parece muito mais difícil do que realmente é. Ele possui uma barbatana longa ventral que lembra uma espada, daí vem o nome popular deste peixe ornamental. Apesar desse nome causar uma impressão agressiva, esse não é o caso. O peixe espada são bastante passivos e possuem variedade de cores. Esse peixe ornamental possui uma vida longa, tornando-os amigos de longa data.

 

Goldfish

Por último, mas não menos importante temos o famoso peixinho dourado, o peixe de aquário que praticamente todas as pessoas já tiveram. Se você pensou em ter esse peixe pelo seu amplo espectro de cores, variedade de tamanhos ou pela sua fama, saiba que eles são ótimos para quem está iniciando ou para quem não quer se preocupar em uma manutenção mais trabalhosa.

O peixinho dourado prefere água mais gelada, então certifique-se de manter a água na temperatura ambiente. Já no que se refere á comida, esse peixinho dourado tende fazer uma baguncinha, ou seja, isso significa que a água exigirá limpeza.

Agora que você conhece peixes que não dão tanto trabalho, escolha sabiamente qual o seu peixinho. Qualquer uma das espécies listadas aqui seria ótima para iniciantes, mas cada uma tem seus prós e contras. No final do dia, o mais importante é prestar atenção ao seu aquário e aos seu peixes. Se algo estiver errado seu peixe informará por meio do seu comportamento. Dê a eles alimentos bons, um ambiente de qualidade e eles irão crescer saudáveis e belos.