06/08/2020

Sinais de doenças em peixes

Existem vários tipos de doenças que podem afetar os peixes em seu aquário. 

Algumas delas são causadas por vírus, bactérias, fungos e vermes (parasitas). Outras podem estar correlacionadas a fatores como a desequilíbrio de parâmetros da água, como temperatura, PH, concentração de amônia, nitritos e nitratos. 

Muitos animais também são portadores assintomáticos, só manifestam as doenças em situações de queda da imunidade ocasionadas por situações de  estresse ou má qualidade da água. 

Geralmente, a manifestação de uma patologia acarreta distúrbios e outras afecções secundárias, principalmente por bactérias e fungos. 

Os tratamentos disponíveis são variados e será necessário observar bastante o comportamento e aparência de seu peixe para tentar identificar o tipo de doença. Infelizmente, muitas delas não apresentam sintomas facilmente reconhecíveis em estágio inicial.


 

Mesmo assim, com dedicação e amor, é possível, na maioria das vezes, ministrar um tratamento e salvar o peixinho, assim como faríamos com qualquer outro animal de estimação.

O aquarismo é um hobby muito dinâmico e cada aquário é um sistema único. Por isso, vale ressaltar a importância da avaliação clínica por um médico veterinário, tanto do peixe, como do ambiente em que vive. 

 

Nesse artigo, você encontrará um breve resumo dos principais sinais que podem indicar doenças em seu peixe. 

E, caso você queira investir um pouco mais e se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura do livro Fish Disease – Dignosis and Treatment, do médico veterinário e pesquisador Edward J. Noga. Não se assuste, o livro é em inglês mesmo, mas nada que uma ajudinha do Google não resolva. Ele foi escrito de forma super didática e explica tintim por tintim o que pode ser feito para salvar seus pets.

Dos sintomas aos principais tratamentos para ajudá-lo a cuidar de seus peixes, é o livro mais completo que chegará em suas mãos por muito tempo. Livro de cabeceira para quem quer avançar no hobby.

 

Sinais que podem indicar doença em seu peixes 

Peixe ofegante, apresentando natação permanente na superfície d´água;

Peixe apático ou letárgico, permanecendo no fundo de aquário;

Peixe apresentando incômodo, esfregando o corpo em superfícies presentes no ambiente;

Peixe com alteração na coloração das brânquias

Perda de apetite

Anorexia ( peixes muito magros )

Natação errática, irregular

Nadadeiras fechadas e justas ao corpo

 

Manchas na pele, nadadeiras corroídas, tufos algodonosos podem ser sinal de doenças em seus peixes ornamentais.

Crescimento de massa ou verrugas em superfícies visíveis do peixe

Nadadeiras roídas, desfiadas ou apresentando aspecto apodrecido

Alteração do padrão da cor natural da espécie ou áreas despigmentadas na pele

Feridas, áreas avermelhadas ou sanguinolentas na pele

Áreas apresentando estruturas parecidas com algodão, focais ou difusas

Exoftalmia (olhos saltados)

Opacidade de córnea (olhos esbranquiçados, apresentando turbidez)Alteração do formato físico natural da espécies, de forma generalizada ou pontual (edema, alteração do contorno, abcessos, desenvolvimento de massas e tumores).