O Mussum é um peixe que habita lagos, córregos, brejos, pântanos e rios, podendo sobreviver a longos períodos enterrado na lama. Sua forma corporal lembra uma cobra.
Product ID: 1517
Product SKU: 1517
Mussum | Synbranchus marmoratus

Mussum | Synbranchus marmoratus

Referência: K33682214
aguarde, carregando preço...

MUSSUM

 

PEIXES DE AQUÁRIO

PEIXES ORNAMENTAIS 

 

Origem: América do Sul.   

 

Características: O  Mussum é um peixe que habita lagos, córregos, brejos, pântanos e rios, podendo sobreviver a longos períodos enterrado na lama. Sua forma corporal lembra uma cobra. Seus olhos são pequenos situados bem à frente da cabeça. Sua coloração vai do cinza-escuro ao castanho. Sua espécie é distribuída para todo o Brasil. O Mussum, também conhecido como Cobra d'água pode tem expectativa de vida de 5 a 10 anos. 

 

Comportamento e coabitação com outras espéciesÉ muito importante que você escolha para convivência no mesmo habitat peixes ornamentais compatíveis para não transformar seu aquário em um ambiente de muito assédio, perseguições e brigas constantes. Isso estressa os animais, deixando-os mais suscetíveis a doenças e abatidos. É muito comum que peixes ornamentais sob estresse apresente, por exemplo, cores mais pálidas. 

 

Ambientação do aquário:  O Mussum costuma passar várias semanas sem ser visto, uma vez que  passa a maior parte de seu tempo enterrada no substrato, aparecendo apenas para se alimentar.

 

Parâmetros da água: mantenha a temperatura entre 23ºC a 27ºC e Ph em torno de 6,8. Confira nossa linha com produtos das melhores marcas para cuidados com a água e equipamentos para seu aquário.

 

Nutrição: É um peixe carnívoro, com hábitos noturnos, alimentando-se de presas vivas, principalmente crustáceos, moluscos e pequenos peixes, mas também insetos, minhocas e materiais vegetais.

 

Reprodução: Durante o período de reprodução, põe seus ovos em tocas, que servem de ninhos. Cada ninho pode conter até 30 ovos e larvas em diferentes estágios de crescimento, indícios de que este peixe produz múltiplas ninhadas, ao longo da estação reprodutiva. É o macho quem protege a prole.

 

 

 
Por que os peixes de aquário ficam doentes?
 

Existem vários tipos de doenças que podem afetar os peixes em seu aquário. Algumas delas são causadas por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As doenças também podem estar relacionadas à desregulação de parâmetros da água como temperatura, PH, concentração de nitratos, nitritos e amônia. Os tratamentos disponíveis são variados e será necessário observar bastante o comportamento e aparência de seu peixe para tentar identificar o tipo de doença. Infelizmente, muitas delas não apresentam sintomas facilmente reconhecíveis em estágio inicial. Mesmo assim, com dedicação e amor, é possível, na maioria das vezes, ministrar um tratamento e salvar o peixinho, assim como faríamos com qualquer outro pet.

O aquarismo é um hobby muito dinâmico e cada aquário um sistema único. Por isso, não importa se você é um aquarista iniciante, intermediário ou avançado, sempre busque informações sobre como cuidar da saúde de seus peixes.   

Para ajudar você, leia em nosso blog: Principais sinais de doença em seus peixes.

 

Preparamos seu peixe para viagem com muito conhecimento e carinho 

Quando você compra um peixe ornamental, você está comprando um ser vivo. Para que ele possa chegar com saúde até você, a Kauar segue protocolos bem rígidos que garantem a sobrevivência dos animais ao  longo de todo o trânsito. Somos especialistas no preparo de transporte de animais para longas distâncias. Os peixes são selecionados e preparados para envio sempre sob a supervisão de nosso médico veterinário.  

Todos os itens de nossa embalagem foram cuidadosamente escolhidos para garantir total segurança. Água e oxigênio são fornecidos na medida certa. Junto com seu peixe ornamental, você recebe também toda a documentação exigida pela legislação ambiental de nosso pais. E como medida de segurança e conforto extras, além da caixa de isopor, usamos também a de papelão. Você sabia que a caixa de isopor, embora mantenha a temperatura, deixa passar muita luminosidade? Por isso, colocamos a caixa de isopor dentro da caixa de papelão. Isso contribui para escurecer o ambiente interno onde os peixes passarão as próximas horas, ampliando o conforto e auxiliando na redução do estresse de transporte. Essa medida ajuda também a manter a temperatura interna, uma vez que o papelão é um excelente isolante térmico. 

 

Além de todos esses cuidados, trabalhamos apenas com transportadoras autorizadas para envio de cargas vivas. Isso significa, por exemplo, que você nunca receberá uma entrega de peixes Kauar pelos Correios, uma prática que é ilegal e expõe os animais a maus tratos (uma vez que o envio de organismos vivos pelos Correios é feita de forma clandestina, sem o conhecimento do próprio órgão). Enviar peixes ornamentais pelos Correios também expõe o cliente a riscos de multas pesadas e processo por crime ambiental. 

 

Como aclimatar peixes em seu aquário

Chegou a hora de aclimatar seu Mussum. Existem várias formas de aclimatação, mas nós  recomendamos  que você siga as orientações abaixo:

1.Apague as luzes do ambiente e retire o saquinho plástico vedado da caixa.  Antes de iniciar o   processo de aclimatação, observe as condições do peixe dentro do saquinho. 

2.Coloque o saquinho ainda vedado em seu aquário quarentena para que seja feita a  aclimatação de temperatura. Aguarde de 15 a 20 minutos. O ideal é que a luz do aquário esteja apagada, ampliando o conforto do Mussum. Se você não tem um aquário quarentena, realize o  procedimento de aclimatação no aquário definitivo.

3.Depois de decorridos 15 minutos, retire o saquinho do aquário e corte a borda do plástico  abaixo da  vedação.  Mantenha o saquinho fora do aquário. Coloque cerca de 100 ml de água do aquário dentro do saquinho, repetindo o procedimento a  cada 5 minutos.  Quando o saquinho estiver cheio, jogue metade da água fora e repita o procedimento (adicione 100 ml de água aguardando 5 minutos entre uma adição e outra até  que o saquinho esteja cheio de novo).

4. Retire o peixe do saquinho com cuidado, preferencialmente,  com as  mãos,  e  coloque-o no aquário.

5. NÃO jogue a água do saquinho dentro do aquário.  Descarte-a em outro local.

6. O ideal é que o Mussum fique por até 7 dias em quarentena. Correndo tudo bem, é só  transferi-lo para o aquário definitivo.


Porque é importante quarentenar seus peixes ornamentais também em casa?

Você deve estar se perguntando porque o ideal seria realizar a quarentena do Mussum também em sua casa, já que seus peixes foram acompanhados por um médico veterinário e quarentenados na Kauar. A quarentena em casa sempre é importante, independentemente do local onde seus peixes foram comprados. 

Ela facilita que seu novo peixe se recupere mais rapidamente de condições adversas geradas por estresse de coleta e transporte. Situações estressantes, como você sabe, provocam uma queda temporária na imunidade de todos os animais, deixando-os mais suscetíveis a doenças oportunistas.  Isso também acontece com os peixes.

Essas doenças são chamadas de oportunistas pois são causadas por agentes que estão presentes no meio aquático ou no organismo do próprio peixe sem causarem, na maioria das vezes, nenhum malefício, manifestando-se somente em casos de baixa temporária da imunidade do animal.

Caso o Mussum manifeste alguma dessas doenças, é bem melhor que ele esteja em um aquário quarentena.  Além de facilitar a recuperação, evita expô-lo, em um momento de fragilidade, a outros tipos de patógenos que possam estar presentes na água de seu aquário principal. 

 Também é importante lembrar que, passado o período de quarentena, seu novo peixe estará muito mais apto a entrar em contato com os peixes já habituados ao habitat  definitivo, enfrentando com total vitalidade a curiosidade e o assédio dos moradores mais antigos.

Além disso, a quarentena é um bom momento para que você acostume o Mussum aos novos parâmetros da água e à nova rotina de alimentação. Tente reproduzir no aquário quarentena condições próximas às do seu aquário principal como temperatura, PH e exposição à luz.  Assim, a transição do seu pet do habitat temporário para o permanente será muito mais suave.    

 

Você sabe como montar um aquário quarentena (aquário hospital)? 

Por ser um aquário com função de habitat temporário, para montar o aquário quarentena, também chamado de aquário hospital, você não precisará utilizar nenhum tipo de substrato. O tamanho do aquário indicado para uma quarentena é de 40 a 70 litros, mas caso o peixe seja de maior porte, talvez você precise de um aquário de até 100 litros. Não é necessário que seu aquário quarentena permaneça sempre em funcionamento. Você poderá montá-lo até 3 dias antes do recebimento dos novos peixes em sua casa. Para os peixes de água doce, além do próprio aquário, você precisará de um  termostato, termômetro, um filtro (que pode ser um filtro simples de esponja, sendo esse indicado devido a praticidade de limpeza após o período de quarentena. Caso você prefira utilizar um filtro externo, lembre de retirar o carvão ativado, pois caso seja necessário a utilização de medicamentos terapêuticos, o carvão absorverá parte das bases farmacológicas, diminuindo assim a eficácia do tratamento) e uma luminária simples (essa deve ser ligada apenas quando o processo de aclimatação do animal estiver completo).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Acreditamos que a chegada de um novo peixe ou coral à sua casa deva ser sempre sinônimo de alegria. Por isso, tomamos muito cuidado ao prepará-lo para jornada. Na Kauar, trabalhamos para que mortes não ocorram. Comercializamos apenas organismos sadios, capazes de resistirem às condições de estresse de coleta e transporte e aptos a se recuperarem rapidamente no novo habitat.  Nossa equipe possui muita experiência no manejo e tratamento de animais. 

Mas, sempre é importante lembrar: os pets são indivíduos únicos e podem ocorrer exceções. Além disso, embora não seja comum, danos à embalagem e transporte também podem ocorrer. 

 

Aqui, vale um aviso importante: nunca se recuse a receber uma entrega de peixes ou corais, mesmo se a embalagem tiver sido danificada durante o transporte. Os danos podem ser superficiais e os animais que você comprou podem estar vivos no interior da embalagem. 

 

Como funciona nossa Política de Garantia de Vida 

Caso seu peixe ou coral chegue morto ou machucado,  por favor, não rompa o lacre do saco plástico. Tire uma fotografia ou faça um vídeo do animal ainda dentro do saco lacrado, deixando bem evidente a integridade do clip de vedação. Esse registro é essencial para que você possa solicitar a Garantia de Vida. 

Envie o vídeo e/ou fotografia no mesmo dia do recebimento do animal. O envio dos arquivos poderá ser feito por e-mail (contato@kauar.com.br) ou por Whats App (31-99629-3764).

Conte pra gente o que aconteceu,  quanto mais informações, melhor.  Sabemos que uma situação como essa chateia bastante e é muito frustrante, por isso, entraremos em contato imediatamente após sermos informados.  O importante é que você saiba que vamos ajudá-lo, estamos aqui para isso.